A influência positiva das plantas sobre os ambientes são inegáveis, todavia em um mundo com apartamentos cada vez menores e com cidades com cada vez menos espaços verdes, o sonho de se ter um jardim como os de nossos avós parece cada vez mais distante. Felizmente, hoje já sabemos que é sim possível cultivar plantas em ambientes fechados e de pouca incidência de luz, desde que tomemos os devidos cuidados e que escolhamos plantas compatíveis com estas características.
    A incidência de sol dentro das casas e apartamentos é um privilégio para poucos, portanto é recomendável que optem por plantas de meia-sombra, uma vez que para elas a luz difusa já é suficiente. É importante se atentar também para uma maior preferência do uso de plantas nativas, pois elas se adaptam com mais facilidade aos espaços.
    Quanto ao posicionamento destas plantas, considere sempre o habitat em que a mesma vive/prefere na natureza, por exemplo as Costelas-de-Adão (Monstera deliciosa), apesar de serem originárias do México, se adaptam facilmente aqui e preferem não receber insolação direta, portanto deverão ser alocada em um local que consiga reproduzir estas condições para que possam se desenvolver devidamente. No caso de dúvidas, ou da aquisição de uma planta diferente, existem inúmeros sites de jardinagem que podem te auxiliar a conhecer a espécie um pouco melhor, como o Jardineiro.net .
    A partir disso, vamos lhe indicar algumas espécies que se adaptam facilmente em ambientes internos.
Samambaia: inimiga do vento e de meia sombra, as samambaias gostam de ser regadas mais frequentemente e ficam ótimas em vasos suspensos ou em locais mais elevados.
Suculentas: perfeita para aqueles que costumam se esquecer das plantinhas por um tempo, suas folhas armazenam água, permitindo uma rega mais esparsa. Quanto ao sol, o recomendável é colocá-las em um local que tenha uma pequena incidência solar.
Zamioculca: perfeita para ambientes de baixa luminosidade natural, como corredores, elas preferem receber pouca água e não gostam de receber contato direto de raios solares.
Lírio da paz: pode ficar sempre na sombra, uma vez que a luz solar costuma queimar suas folhas. . Ela cresce rapidamente em locais quentes e costuma necessitar de rega somente uma ou duas vezes por semana.
Lança de São Jorge: possuem um visual bastante ornamental com suas folhas cilíndricas, são bastante resistentes e gostam de ambientes de meia-sombra. Podem inclusive ter as folhas trançadas, lhes conferindo um visual bastante interessante.
Palmeira rafis: precisam estar próximas de janelas e/ou portas de modo que consigam receber um pouco de sol e gostam de ter um solo com boa capacidade de drenagem, dependendo do tamanho do vaso pode ser regada uma ou duas vezes na semana. 

Publicado no dia 6 de AGOSTO de 2018 no blog do Pavimento Tipo
Back to Top